No primeiro trimestre deste ano a economia do Japão reduziu diante do ritmo lento de vacina e novas infecções por Covid-19. o país registrou um impacto em itens como alimentação fora de casa e vestuário, gerando preocupações em torno da recuperação financeira em relação aos demais países. A economia diminuiu 5,1% nos primeiros três meses de 2021, número maior do que os 4,6% esperados após salto de 11,6% no trimestre anterior, segundo apresentado pelo governo japonês nesta terça-feira (18).
O resultado deve ter sido causado principalmente por um recuo de 1,4% no consumo privado. As medidas de contenção do estado de emergência com o objetivo de combater a pandemia do coronavírus afetaram os gastos em roupas e alimentação fora de casa, sendo um dos fatores de maior impacto na economia do país. De acordo com o Money Times, outro fator que contribuiu no desempenho financeiro ruim do país foi uma perda inesperada de 1,4% em gastos de capital, porcentagem abaixo da expectativa do mercado de alta de 1,1%.
No Japão, as exportações têm crescido 2,3% devido a uma retomada na demanda mundial por carros e eletrônicos, porém o ritmo teve grande desaceleração, comparado com o ganho de 11,7% do trimestre anterior.
Foto: divulgação