segunda, 13 de maio de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1588

EMPRESAS SÃO OBRIGADAS A CANCELAR IPOS

Redação - 17/05/2021 14:15 - Atualizado 17/05/2021

A falta de interesse dos investidores em novas ações tem gerado um movimento de pressão para as empresas que encaminham suas ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês). De acordo com O Globo, empresas como a GetNinjas e a G2D precisaram realizar ajustes para atrair a atenção do mercado e evitar a desistência da abertura de capital. A GetNinjas precisou oferecer um desconto de 20% do valor inicial pretendido, vendendo suas ações a R$ 20. Já G2D foi pressionada a oferecer um desconto muito maior, de 74%.

Outras companhias, no entanto, não puderam negociar. Segundo a Comissão Monetária de Valores (CVM), 32 empresas já desistiram do IPO só neste ano. Em 2020, o número total foi de 20 desistências. A gestora de programas de fidelidade Dotz, a varejista de roupas, Avenida, e o Grupo Big – comprado pelo Carrefour – foram algumas das companhias que precisaram cancelar suas ofertas recentemente.

Contudo, de acordo com Pedro Serra, gerente de Research da Ativa Investimentos, essas desistências são naturais. “Isso costuma acontecer. As empresas querem maximizar o valor das suas ações quando vão fazer o IPO, então eles tentam segurar um pouco, fazer mais na frente em um momento mais favorável para o setor”, afirmou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.