domingo, 12 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

MERCADO IAÔ REALIZA EDIÇÃO ESPECIAL ONLINE

Redação - 15/05/2021 13:49

Em tempos extraordinários como o que estamos vivendo, o Mercado Iaô acabou tendo que migrar do verão para o outono baiano. Nessa edição especial, rebatizada Mercado Iaô on-line 2021, o evento vai acontecer neste sábado, 15, e domingo, 16, às 17h, de forma gratuita, no canal Mercado Iaô Oficial, lá no YouTube. Para a cantora e compositora baiana Margareth Menezes, uma das diretoras e mentoras da ONG Fábrica Cultural, criadora do evento, essa edição está sendo um desafio e uma novidade.

“O diferencial é que esse ano estamos tendo um avanço nos territórios de identidade da Bahia. Temos participação de artistas de Juazeiro, gente de dança, de circo. Quisemos abranger uma quantidade maior de artistas”, conta a cantora. E mesmo sendo realizado em outro formato, o Mercado Iaô segue focado nas propostas das edições anteriores realizadas na Península Itapagipana. Além de música, o evento terá também uma programação multicultural com exibições de vídeos nas áreas de moda, artesanato e gastronomia.

Força e delicadeza

Serão dois dias com muito samba-reggae, pop-rock e outros ritmos musicais embalando corações e mentes. Neste sábado, quem abre a programação é a dona da casa, Margareth Menezes. Mas tem show também da banda Gilsons, formada por João Gil, filho de Gilberto Gil, e pelos netos do coautor de Procissão, Francisco Gil (filho de Preta) e João Gil (filho de Nara), além de apresentação dos artistas Guedez, Maya e Damares Teçá.

“No meu show, quis fazer um repertório mais abrangente. Colocamos Brasil, de Cazuza, Um índio, de Caetano, tem Marmelada, Toda menina baiana. Peguei também coisas do disco novo (Autêntica, de 2019). É um show forte, tem um power de interpretação”, adianta Margareth. João Gil, da Gilsons, comenta que a participação deles é uma oportunidade de se reunir para tocar. “A gente está super animado. O repertório do show vai ser uma mistura. Coisas que a gente já lançou com músicas novas que a gente ainda não teve a chance de tocar ao vivo”, revela o filho de Gil. Neste domingo, quem comanda a cena é o cantor e compositor paulistano Marcelo Jeneci, que vai dividir o palco com a banda Lambreta e os baianos Josyara, Gravnave e Fatel.

Jeneci, que vai cantar pela primeira vez no Iaô e acaba de lançar o clipe da música Vem Vem, uma das faixas do álbum Guaia, diz que seu show vai ter um clima de recolhimento por conta da pandemia. “Vai ser uma apresentação que fiz em casa, sozinho, cuidando de tudo. Trazendo canções que tem a ver com a sanfona, ora tocando sintetizador, ora teclado, num fim de tarde a céu aberto com o intuito de um voo para fora de casa”, anuncia Jeneci.

Multicultural

Projeto que surgiu com a proposta de ser um centro de arte, educação, cultura e negócios criativos, o Mercado Iaô chegou em 2014 para movimentar a península itapagipana com shows de música e atividades nas áreas de moda, artes visuais e plásticas, artesanato e gastronomia. Em cinco edições, o evento já recebeu artistas consagrados como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Lenine, Chico César, Carlinhos Brown, Moraes Moreira, Elba Ramalho, Mariene de Castro e Alceu Valença.

A ideia do Mercado é, assim que Salvador estiver livre dessa catástrofe sanitária, voltar a reunir as pessoas presencialmente, principalmente aos domingos em Itapagipe, essa faixa territorial soteropolitana encravada na cidade baixa e debruçada sobre a Baía de Todos-os-Santos. Mercado IAÔ on-line 2021 tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.