Por: João Paulo Almeida
Antes de seguir na matéria não se esqueça de seguir o Bahia Econômica nas redes sociais. Seguindo o portal através das redes sociais você tem informação de qualidade sempre à mão. Acesse aqui instagram, facebook e twitter !!
O assunto mais comentado nos últimos dias no cenário político é CPI da covid. O processo visa investigar o que aconteceu com o governo federal na gestão da pandemia do coronavirus no Brasil. Foram convidados a depor membros de vários setores da ciência e do cenário político afim de se entender o que de fato aconteceu com o país nesse período impar de crise aguda sanitária. Questões como vacinação e gastos públicos estão na pauta.
O portal Bahia Econômica conversou com alguns deputados baianos para saber a opinião deles sobre esse processo. A deputada Federal Lídice da Mata (PSB) acredita que ACPI da covid tem mostrado que o governo Bolsonaro tem cometido crimes sérios na gestão dessa pandemia. Segundo Lídice os depoentes tem afirmado que o governo tentou alterar a bula de um remédio para fazê-lo entrar no Brasil. O que é crime.
“A CPI tem mostrado que o presidente Jair Bolsonaro tem cometido muitos erros na gestão dessas CPI. Foi claro o depoimento do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Antônio Barra Torres, que houve uma reunião no Palácio do Planalto, em 2020, para discutir a mudança na bula da cloroquina. O que é um crime punível em várias esferas. Então o presidente vai ser responsabilizado por isso e por muitos outros pontos que a CPI vai revelar”, disse.
O deputado Estadual Sandro Régis (DEM) disse que o foco do Brasil não pode ser a CPI e sim a vacinação. “Eu vejo essa CPI com muita tristeza. O foco do Brasil está nessa CPI quando deveria está no processo de vacinação da população ser cada vez mais eficiente. Tornou aquilo ali um grande palco político. Um grande palanque político. Gostaríamos que estivéssemos focados na vacinação”, disse.
O deputado federal Afonso Florence defende a CPI. “Certamente, investigará com isenção e profundidade a condução pelos governos dos fatos relacionados ao objeto determinado sob investigação como a coordenação da política de isolamento social e a aparente tentativa do governo de atingir a imunidade de trabalho, a estruturação do SUS, a aquisição de vacinas, e a crise de oxigênio de Manaus. Certo que as investigações tem que ser concluídas, mas o boicote do governo à CPI e as falas e atitudes do presidente o colocam como suspeito de crime de responsabilidade, pior, de genocídio”. disse
Foto: divulgação