quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

SÃO JOÃO: QUASE 60% DOS QUE CIRCULAM ECONOMIA EM SAJ SÃO SOTEROPOLITANOS

Redação - 14/05/2021 17:15 - Atualizado 14/05/2021

Por: Kamila Silva

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (PMSAJ) definiu que não haverá São João nos moldes tradicionais em decorrência da segunda onda da pandemia da Covid-19. A cidade é considerada uma das principais do estado para os festejos juninos, movimentando a economia da região com pessoas de toda a Bahia, sobretudo os soteropolitanos.

Em entrevista ao portal Bahia Econômica, a secretária municipal de Cultura, Turismo e Juventude, Silvia Brito, afirmou que a festa de São João é “considerada a mais importante para a economia local”. “Primeiro é o São João e depois o Natal, são as que mais movem a economia”, disse. Ela afirmou ainda que a população soteropolitana é maioria na festa do município. “O público que mais vem em Santo Antônio é de 18 a 40 anos, mais mulheres e oriundos de Salvador – 58% é a população de Salvador que vem no São João”, afirmou Silvia.

A chefe da Cultura diz ainda que “cada visitante gasta em média R$ 285,00 por dia no município e fica com pernoite de quatro dias”, conclui, destacando a movimentação econômica que a festa causa na cidade.

Com a impossibilidade de realizar a festa como todo ano, o prefeito Genival Deolino  e a titular da SCTJ alinharam ações para promover um clima junino na cidade pólo do Recôncavo Baiano, respeitando protocolos sanitários adequados para o combate ao coronavírus, segundo a prefeitura. Silvia, no entanto, não disse ao portal quanto de verba os cofres municipais devem arrecadar com as lives online.

De acordo com o prefeito, a festa não pode ser realizada no modelo tradicional, mas de alguma forma deve ser celebrada reiterando a importância do evento para o município. “O São João movimenta o comércio local, o turismo e gera renda para nosso povo, além de reafirmar nossa identidade cultural. Com o cenário de Covid, não temos como realizar o Melhor São João da Bahia presencial, mas vamos promover o clima junino em nossa cidade e resgatar a importância dos festejos para nosso povo.”, conclui.

Veja a programação do São João virtual:

Uma live de forró será realizada dia 29 de maio, data magna de emancipação política do município, com artistas locais e decoração simbólica em pontos centrais da cidade. A prefeitura lançou ainda um edital para o concurso de música que vai escolher a melhor canção junina do ano com o tema “Plantando esperança para colher alegria em SAJ, o Melhor São João da Bahia”. Uma live no dia 7 de junho vai escolher e anunciar a música composta por músico local.

De 12 a 24 de junho, o Trem do Forró fará passeios diários pelo Centro e em alguns bairros da cidade com músicos locais tocando forró para levar uma mensagem de esperança aos santoantonienses. O conjunto de iniciativas promete animar os forrozeiros de plantão que este ano não poderão dançar agarradinhos, mas terão a oportunidade de admirar apresentações e ouvir aquele forrozinho.

Veja também:

Rui reafirma ser improvável realizar São João 2021

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.