Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta que todo o país continua a registrar nível muito alto de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Os pesquisadores responsáveis pelo estudo alertam que foram observados indícios de interrupção da tendência de queda nos números de casos e óbitos por Covid-19 na Bahia.
Para o coordenador do sistema Infogripe, Marcelo Gomes, a flexibilização das medidas de prevenção à covid-19 deve ser tratada com cautela, porque reaberturas precoces em um cenário de dados epidemiológicos ainda muito elevados podem agravar a situação.
Além da Bahia, o mesmo ocorreu no Amapá, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe. Ainda de acordo com o estudo, o Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins apresentaram tendência de crescimento nos casos e óbitos por covid-19 e na incidência de SRAG.
Segundo os dados da semana de epidemiológica 18, avaliada de 2 a 8 de maio, Amazonas, Tocantins e Mato Grosso do Sul têm mais de 75% de probabilidade de recrudescimento da pandemia na análise de curto prazo (últimas três semanas), e Amazonas e Maranhão apresentam essa tendência na análise de longo prazo (últimas seis semanas). Entre as capitais, três apresentam sinal de crescimento de casos e óbitos: Manaus, Porto Alegre e Palmas. Por outro lado, 16 estados apresentaram tendência de queda de casos e óbitos em uma das duas análises. Na de longo prazo, Ceará, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina têm mais de 95% de probabilidade de redução de casos e óbitos.
Foto: shutterstock