O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse hoje (12) que a taxa de mortalidade em decorrência da Covid-19 deve permanecer elevada nas próximas semanas.
Segundo o secretário, apesar de os indicadores epidemiológicos apontarem para uma leve queda no número de óbitos, o patamar de 80 a 90 mortes por dia ainda é muito alto em todo o estado.
“O número de óbitos caiu, já chegamos a relatar até 150 óbitos em 24 horas. Mas hoje eles continuam aí em torno de 80 e 90, o que é ainda é um número alto, e ele vai permanecer alto, porque nós temos hoje 1.260 pacientes internados em UTI. Há uma expectativa que entre 30% e 40% das pessoas venham a morrer. E nós estamos internando pessoas todos os dias. Nós teremos uma taxa de óbitos ainda elevada na medida em que mantivermos a taxa de ocupação de UTIs elevada”, disse Vilas-Boas em entrevista à rádio Metrópole.
A previsão ocorre em meio ao afrouxamento das medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus a exemplo da liberação de atividades econômicas e de entretenimento, como os cinemas, além da reabertura de escolas.
Foto: Reprodução/ Twitter