terça, 21 de maio de 2024
Euro 5.55 Dólar 5.1052

CORONEL CRITICA QUEBRA DO SIGILO DA INFORMAÇÃO FEITO POR JORNAL

Redação - 12/05/2021 09:00 - Atualizado 12/05/2021

Um grupo de 20 senadores alegou “segurança de Estado” e até “risco a sua honra e de sua família” para esconder ofícios enviados por eles ao governo com o objetivo de direcionar recursos do orçamento secreto criado pelo presidente Jair Bolsonaro para aumentar sua base de apoio no Congresso. As respostas foram dadas, por escrito, a questionamentos feitos pelo Estadão com base na Lei de Acesso à Informação.

O senador baiano Angelo Coronel (PSD-BA) considerou um “abuso no direito de acesso à informação” a demanda do jornal pela “amplitude” do pedido. É o caso do senador , contemplado com R$ 40 milhões do orçamento secreto. Consultado novamente ontem, ele respondeu, por meio da assessoria, que o sigilo é uma “estratégia política de relacionamento” com os municípios.

Carlos Viana (PSD-MG) encontrou outra justificativa. Para ele, a “publicização geraria especulações” que poderão resultar em “ataques à sua honra, de seus familiares e do Senado Federal”. Padrinho político do superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Viana direcionou R$ 32 milhões do orçamento para a estatal. Já o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) disse que se trata de documentos que, pela sua natureza, são “imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado”.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.