sábado, 05 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

SITUAÇÃO FINANCEIRA DA PREFEITURA É “DELICADÍSSIMA”, DIZ BRUNO REIS

Redação - 11/05/2021 12:00 - Atualizado 11/05/2021

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, revelou nesta terça-feira (11), em coletiva de imprensa, que a cidade quase não tem recebido recursos do governo federal e, por isso, só poderá manter a atual estrutura de combate à pandemia do novo coronavírus, com recursos próprios, até junho.

Bruno revelou que a situação das finanças municipais é “delicadíssima”, o que acendeu o sinal vermelho na prefeitura. “Estamos entrando no superávit, que era uma poupança deixada pelo ex-prefeito ACM Neto. No mês de abril, tivemos que recorrer a essa poupança”, afirmou o prefeito, ressaltando que os meses de fevereiro e março são os melhores da arrecadação municipal, em virtude da cota única do IPTU.

Em 2020, conforme lembrou Bruno, Salvador recebeu R$ 553 milhões do governo federal, que foram utilizados para custear gastos na saúde e no combate à pandemia de Covid-19. Neste ano, contudo, somente R$ 16 milhões foram recebidos.

Parte da ameaça à saúde financeira da capital baiana é resultado do não reconhecimento das despesas com a pandemia e consequente não financiamento por parte do governo federal. “Estamos segurando essa estrutura nas costas, com orçamento do público soteropolitano. Os leitos do Hospital Santa Clara não foram reconhecidos. Do Hospital de Campanha, os 20 leitos da tenda de suporte respiratório não foram reconhecidos”, detalhou Bruno. O prefeito adiantou que vai a Brasília nesta quarta-feira (12) para tentar destravar essas liberações junto ao Ministério da Saúde.

“Não temos como manter esse nível de investimento passando do mês de junho. Estamos com toda essa estrutura para que possamos chegar no final do mês de junho pelo menos com 50% das pessoas acima de 18 anos vacinadas, para que a gente possa retornar a normalidade e desmobilizar toda essa estrutura que estamos bancando hoje sozinhos. É preocupante a situação. A luz que era amarela se torna vermelha em relação às finanças em Salvador. Mais do que nunca precisamos acelerar a vacinação”, disse.

 

Foto: Betto Jr/Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.