Os portadores de doença falciforme com idade igual ou superior a 40 anos que fazem tratamento em uma das unidades da rede municipal de saúde de Salvador, estão sendo incorporados automaticamente na lista de pessoas habilitadas para vacinação contra Covid-19 em Salvador.
A Secretaria Municipal da Saúde orienta que esses pacientes acessem o site: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacinacao-grupos-prioritarios/ para confirmar se o nome está na lista do grupo prioritário e se dirijam rapidamente aos pontos de vacinação da cidade para receber a primeira dose do imunizante, com os documentos comprobatórios como: cópia do Relatório médico com CID da Doença Falciforme (D57.0; D57.1 e D57.2) com qualquer data de emissão ou cópia do Exame Diagnóstico de Eletroforese de Hemoglobina ou cópia da Carteirinha de identificação dos serviços especializados que atendem Doença Falciforme.
Caso o nome não estiver na lista, os pacientes devem se dirigir aos postos onde fazem o tratamento para a equipe de saúde realizar o cadastro. Salvador é a capital com maior incidência de doença falciforme no país.
Lista de unidades para vacinação das pessoas com doenças crônicas (comorbidades)
Drivers: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos); Parque de Exposições; FBDC Cabula; 5ª Centro de Saúde; Vila Militar (Dendezeiros) e Arena Fonte Nova.
Ponto Fixo: FTC Paralela, USF Curralinho, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Cajazeiras X, USF Itapuã, USF Vale do Matatu, 5ª Centro de Saúde; USF Vista Alegre, UBS Nelson Pihaui Dourado; USF Resgate e USF Plataforma.