domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0976 Dólar 5.8319

CHINA INTERROMPE DIÁLOGO ECONÔMICO COM AUSTRÁLIA

Redação - 10/05/2021 14:15

A China comunicou que decidiu suspender indefinidamente o “Diálogo Econômico Estratégico Sino-Australiano” e “todas as atividades” referentes ao acordo. Anterior a essa decisão, a Austrália havia anunciado que pretendia revogar um acordo sobre o projeto chinês da “Novas Rotas da Seda”. O posicionamento da Austrália recebeu críticas da agência de planejamento chinesa (NDRC). “A decisão da Austrália visa interromper os intercâmbios normais e a cooperação com a China com uma mentalidade de guerra fria e discriminação ideológica”, disse a NDRC em comunicado.

Pequim também se manifestou sobre o pronunciamento, e disse que era uma “medida irracional e provocativa”. O projeto das “Novas Rotas da Seda” foi lançado em 2013, por iniciativa de Xi Jinping, presidente chinês, que tinha o objetivo de melhorar as ligações comerciais entre a Europa, Ásia, África e outras áreas por meio da construção de portos, aeroportos, ferrovias ou parques industriais.

Os dois países vêm “divergindo” desde 2018, em temas como a tecnologia 5G e até mesmo denúncias de espionagem. De acordo com o G1, um ponto importante para o atual conflito, é que no ano passado o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, solicitou uma investigação internacional sobre a origem da pandemia da Covid-19. A China foi o primeiro país afetado pela pandemia e entendeu que o pedido foi hostil. Então tomou medidas de retaliação econômica contra a Austrália, afetando os negócios de carne bovina, cevada e vinho.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.