sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

CREDSALVADOR: APROVADAS EMENDAS QUE CRIAM RESERVA DE CRÉDITO PARA EMPREENDEDORAS NEGRAS

admin - 04/05/2021 17:35

A Câmara Municipal de Salvador aprovou, durante sessão desta terça-feira (4), duas emendas da oposição, voltadas para população negra e de mulheres, ao projeto de lei 137/2021 que cria o programa CredSalvador , conjunto de medidas emergenciais adotadas no processo de retomada e dinamização da economia no município, voltados MEIs, profissionais autônomos, pequenos empreendedores e microempresários de Salvador.

Uma dessas emendas cria a reserva de 30% da aplicação do Fundo de Crédito Emergencial para empreendimentos de pessoas negras, além de garantir também a paridade de gênero na distribuição do Fundo, sendo 50% destinada aos empreendimentos de mulheres negras.

Segundo a líder da oposição na Casa, vereadora Marta Rodrigues (PT), o FCE precisa contemplar a totalidade da população de Salvador. “Somos uma cidade composta por 80% da população de negros e negras. È preciso que este Fundo contemple de fato o povo da cidade em sua totalidade e também as mulheres, pois além delas serem maioria populacional, configuram a maior parcela de desempregados na capital baiana”, ressaltou a vereadora.

A outra emenda aprovada é para que o Conselho Municipal do Fundo de Crédito Emergencial (FCE), criado recentemente, tenha também representantes da Secretaria Municipal de Reparação (Semur) e da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

“Um projeto desta natureza só vai dinamizar a economia na cidade, diminuir o desemprego e as desigualdades, se estiver voltado para toda a população que a compõe.  Salvador, cidade de maioria informal e de baixa renda, precisa incluir total representatividade no conselho para que todos e todas sejam contemplados no debate”, acrescentou a petista.

 

 

 

 

Foto: UberImages/Thinkstock

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.