segunda, 17 de junho de 2024
Euro 5.7928 Dólar 5.4121

CONHEÇA AS VANTAGENS DA CRIPTOMOEDA “STABLECOIN DAI”

Redação - 30/04/2021 09:00

O DAI, criptomoeda com ativo estável, pareado ao dólar, está se tornando uma das mais populares no universo DeFi, sistema de finanças descentralizadas. No início do ano, o DAI foi eleito um dos 10 principais projetos em termos de desenvolvimento no ranking de análise da Sentiment e, recentemente, a quantidade existente desta stablecoin ultrapassou a marca de 3 bilhões, reforçando a importância e relevância da criptomoeda no mercado de investimentos.

O DAI foi criado há 5 anos, e há três teve sua primeira versão oficialmente lançada. A MakerDAO, organização autônoma descentralizada responsável pela criação do protocolo Maker, foi uma das primeiras a desenvolver um projeto para ser lançado no blockchain Ethereum. Hoje, o Maker Protocol é um dos aplicativos DeFi de maior sucesso da Ethereum, com cerca de 800 projetos e empresas integrando o DAI ou outros componentes do protocolo em seus aplicativos ou serviços.

O fortalecimento e reconhecimento do projeto vem atraindo cada vez mais investidores para a stablecoin. Segundo Nadia Alvarez, representante de desenvolvimento de negócios da Maker Foundation na América Latina, uma das principais vantagens de apostar em uma criptomoeda atrelada ao dólar é que o investimento é mais simples e menos complexo “ O investidor pode comprar qualquer quantidade de DAI e tê-los em sua carteira, pois não há valores mínimos ou máximos de compra ou taxa para ter o DAI. No caso da moeda fiduciária, para comprar dólares, por exemplo, é preciso de uma conta em dólar em um banco ou cofre, ambas são opções possíveis, mas mais complexas do que ter o DAI na carteira”, explica.

Com relação ao mercado brasileiro, podemos identificar uma grande vantagem em relação aos tradicionais investimentos como o Tesouro Direto, que tem renda máxima de 9,16% ao ano e a Poupança que, segundo os cálculos da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac) deve render 1,93% ao ano. Já os investimentos em DAI podem ser realizados por diferentes plataformas com rendimentos que variam entre 0,20%  e 21,02% de acordo com os dados apurados no dia 27 de abril. Entre as plataformas com o melhor índice estão Yearn crvBU SD Vault, Yearn yCRV Vault, YearnVaults, Vauld e Inlock.

Comparada com outras stablecoins, o DAI ainda é mais seguro, pois é a única moeda estável lastreada em outros ativos digitais. Para cada DAI no mercado, existe no mínimo 1.5 colateral bloqueado no sistema do mercado. A stablecoin não possui uma empresa central que controla os fundos e que possa confiscar os saldos das carteiras, o que traz segurança aos investidores. “Outra vantagem é a descentralização, que permite que o DAI seja utilizado em diversos protocolos do DeFi ou que entre no mercado do NFT, por exemplo, além de proporcionar uma maior diversificação de portfólio e proteção do patrimônio. O DAI tem diversas funções e consegue abranger bastante público por isso”, conclui Alvarez.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.