quarta, 22 de maio de 2024
Euro 5.5644 Dólar 5.1251

IMPORTAÇÃO DA SPUTNIK V FOI RECUSADA POR ‘PRECAUÇÃO’, DIZ GERENTE DA ANVISA

Redação - 29/04/2021 11:44

O gerente-geral de medicamentos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Gustavo Mendes, disse nessa quarta-feira (28) que a decisão da agência de negar o pedido de importação da Sputnik V se deu pelo “princípio da precaução”.

“A vacina tem potencial de gerar um adenovírus geneticamente modificado, o qual não conhecemos suas reações no corpo humano e nem seus potenciais riscos. Analisamos dados que recebemos da Rússia e não vimos estudos que mostrem a segurança da vacina. O princípio da precaução foi o que nos levou a não recomendar,” disse Mendes em entrevista à CNN.

A decisão da Anvisa de recusar a importação do imunizante foi tomada com a recomendação de rejeição por parte das três gerências técnicas e o voto unânime dos cinco diretores que compõem a Diretoria Colegiada (Dicol). O principal ponto citado pelos técnicos da agência foi a identificação do que chamam de “adenovírus replicantes”, vírus que poderiam potencialmente se replicar e atingir órgãos e tecidos do corpo.

 

Foto: Reprodução/CNN

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.