Um novo regime de operação de ferrovias no Brasil aguarda aprovação no Congresso. A proposta tem potencial de destravar projetos e movimentar ao menos R$ 25 bilhões em investimentos. De acordo com Midiamax, seriam construídos trechos ferroviários por empresas que possuem interesse em ligar novos destinos e cobrar um custo mais barato por transporte de cargas. O veículo ainda diz que o texto permite que ferrovias sejam construídas sem um processo concorrencial, mas por meio do regime de autorização. Atualmente a operação realizada por empresas precisa passar por licitação que resulta na concessão, formato que continuará existindo, porém a escolha do regime dependerá do modelo de negócio.
A expectativa de que uma nova lei permita ao setor privado construir ferrovias de seu interesse incentivou a elaboração de diversos projetos, como é o caso do traçado que pretende ligar a cidade de Sete Lagoas (MG) a São Mateus (ES), onde Petrocity Portos irá operar um terminal portuário. A companhia almeja levantar uma ferrovia de 560 km entre as duas cidades, com o investimento estimado em R$ 6,5 bilhões. Desde 2018 o projeto está em discussão no Senado e a previsão é de que ele seja aprovado nos próximos meses e siga para análise da Câmara.
Foto: divulgação