A Administração Central da UFBA decidiu indicar às unidades universitárias que, a partir de 26 de abril de 2021, iniciem os preparativos para o começo das atividades presenciais atinentes aos componentes curriculares teórico práticos e práticos obrigatórios já programados para o semestre 2021-1. Essas atividades curriculares terão os seus calendários ajustados às necessidades do cumprimento do semestre letivo, sem prejuízo da formação discente, a critério das congregações das unidades universitárias.
Os preparativos devem ser iniciados em contato com o Comitê de Assessoramento do Coronavírus da UFBA, de modo a assegurar os requisitos e as condições estabelecidos no Plano de Biossegurança da Unidade ou Órgão e no Plano de Contingência e Biossegurança da UFBA.
A portaria nº 044/2021, de 23 de abril de 2021, reitera ainda os termos da Resolução 04/2020 de 27/11/2020 do Conselho Universitário acerca do caráter especial do semestre 2021.1, majoritariamente composto por atividades na modalidade online e que, em situações excepcionais analisadas pelo Comitê de Assessoramento do Coronavírus da UFBA, admitiu a oferta de componentes curriculares teórico-práticos e práticos nas dependências da Universidade.
Os componentes tiveram o seu efetivo início adiado, desde o início do semestre letivo, no dia 01 de março em função do agravamento da situação epidemiológica da pandemia da COVID-19 em todo o país e principalmente, na Bahia e em Salvador, com aumento do número de casos e óbitos e elevada taxa de ocupação de leitos hospitalares de UTI.
Foto: divulgação