terça, 01 de abril de 2025
Euro 6.13121 Dólar 5.6823

ÍNDIA VÊ COLAPSO NA SAÚDE APÓS EXPLOSÃO DE CASOS

Redação - 26/04/2021 11:40 - Atualizado 26/04/2021

A morte de 20 pacientes com Covid no hospital Jaipur Golden, de Nova Déli, na sexta-feira (23), por falta de oxigênio, escancarou uma realidade: o sistema de saúde da Índia está desabando sob o peso da segunda onda da pandemia do coronavírus, informa reportagem da Folha de S. Paulo. Segundo a publicação, em hospitais onde o suprimento de oxigênio está acabando, veem-se pacientes ofegantes, com falta de ar. Os crematórios do país estão cheios de piras, e pilhas de terra são espalhadas por cemitérios.

O choque e a angústia eram visíveis no rosto de Vikramjit Singh, 45, que na sexta-feira (23) perdera seu irmão e a cunhada, com apenas minutos de diferença, quando o estoque de oxigênio do hospital Jaipur Golden acabou. Hospitais em toda a Índia estão orientando pacientes a irem para casa e procurarem oxigênio por conta própria. Também na noite de sexta-feira morreram 25 pacientes com Covid-19 em outro hospital conceituado de Déli, o Sir Ganga Ram. Mas a instituição não vinculou as mortes oficialmente à falta de oxigênio.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que a situação na Índia é um “lembrete devastador” do que o coronavírus é capaz de fazer. No início do ano, o governo indiano acreditou que tivesse vencido a pandemia. Em meados de fevereiro, os casos novos caíram para 11 mil, e o país estava exportando vacinas. Em março, o ministro da Saúde declarou que a Índia estava na fase final da pandemia.

No domingo (25), porém, a Índia alcançou um novo recorde de novos casos diários de Covid pelo quarto dia consecutivo. O aumento decorre de uma nova variante insidiosa que veio desmentir as alegações do governo de sucesso na luta contra a pandemia. Os 349.691 casos confirmados elevaram o total da Índia para mais de 16,9 milhões, à frente do Brasil e atrás apenas dos EUA —o governo americano suspendeu o embargo de exportação de matéria-prima de vacinas e enviará aos indianos insumos, além de testes, respiradores e equipamentos para a proteção hospitalar.

O Ministério da Saúde divulgou que houve mais 2.767 mortes nas últimas 24 horas, elevando o total de mortos por Covid na Índia para 192.311.O aumento das mortes sobrecarrega crematórios e cemitérios, onde os corpos ficam estirados por horas antes de serem cremados ou sepultados. Em vários lugares, corpos foram queimados sobre piras em trilhas diante de crematórios, depois que os familiares não conseguiram achar vaga para cremá-los.

Foto: Official White House Photo/Andrea Hanks/Fotos Públicas

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.