A pandemia de covid-19 trouxe muitas mudanças no modo como compramos. Os canais digitais já são preferidos para fazer as compras no Brasil, segundo a edição 2021 da Global Consumer Insights Pulse Survey, da PwC. Os consumidores estão mais conscientes da importância da sustentabilidade nas horas de comprar, revela também a pesquisa.
A loja física é a preferida para compras diárias ou semanais para 41% dos consumidores no mundo – no Brasil, o percentual é mais baixo, de 24%. Por aqui, a liderança é das compras digitais, que a pesquisa divida em três categorias. As compras por smartphones são o canal preferido por 30% dos brasileiros (33% no índice global). Já as compras usando computador têm 29% da preferência no Brasil (26% no global). Por fim, as compras por tablet são opção preferida de 14% dos brasileiros (18% no global).
O isolamento trouxe outra mudança: 45% dos participantes – e 55% dos brasileiros – dizem que estão optando preferencialmente por negócios locais e independentes.
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil