A Caixa e o Ministério do Turismo disponibilizaram R$ 1,2 bilhão via Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para contratação por empresas do setor. A principal novidade é a ampliação do público-alvo da linha de crédito, que agora abrange empresas com faturamento anual inferior a R$ 4,8 milhões. As vantagens desta linha de capital de giro incluem prazo de financiamento de até 60 meses, sendo até 12 meses de carência e taxas de juros de 5% a.a ou 0,41% a.m. mais SELIC.
A linha de crédito é exclusiva para o setor do turismo, um dos mais afetados pela pandemia do novo Coronavírus. Além do recurso aportado pelo Ministério do Turismo via Fundo Geral de Turismo (FUNGETUR), outra grande novidade é a flexibilização das garantias apresentadas.
Para o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, o apoio do governo federal e da Caixa a setores estratégicos como o do turismo são fundamentais para a sustentabilidade dessas empresas. “A Caixa, principal parceira do turismo e das micro e pequenas empresas, acredita na importância do setor para retomar e impulsionar a economia, e a parceria com o Ministério do Turismo nos permite apoiar e fortalecer os empresários do ramo, um dos mais afetados pela crise atual”, disse.
Exigência:
Para ter acesso às condições especiais da linha de crédito, as empresas devem ter mais de 12 meses de constituição e possuir o certificado do CADASTUR, que pode ser obtido por meio do endereço https://cadastur.turismo.gov.br.
Além de ser uma importante fonte de consulta para os turistas, o cadastro no CADASTUR garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados:
Acesso a financiamento por meio de bancos oficiais;
Apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo;
Incentivo à participação em programas e projetos do governo federal;
Visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.
Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo;
Com o certificado, os interessados poderão procurar uma agência bancária ou manifestar interesse através da página Caixa Com Sua Empresa.
Foto: Agência Brasil