O governador Rui Costa e o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, anunciaram nesta terça-feira (20) novas medidas para acelerar o fluxo de carreira dos policiais militares e a implementação de avaliação psicológica preventiva dos agentes.
Segundo Coutinho, um projeto que será enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pelo governo estadual prevê o retorno do curso de formação de sargentos. Deste modo, soldados e cabos poderão chegar a formação de sargento em menor tempo, através de um concurso interno.
Também está previsto no projeto a ampliação do curso de formação de tenentes auxiliares. Coutinho ressalta que o governador autorizou a formação de duas turmas por ano. “Nós estaremos concluindo uma no dia 23 de junho e já iniciando a segunda turma de 2021 com mais 100 policiais militares”, anunciou. O novo fluxo ainda vai possibilitar que os subtenentes ascendam e façam o curso para ser oficiais.
Na ocasião, foi apresentado também um projeto para oferecer defesa jurídica aos policiais perante atos praticados em serviço, que está sendo discutido com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e deve ser anunciado em breve.
“É importante ter uma defesa jurídica perante os atos praticados em serviço em defesa da sociedade, que, muitas vezes instados a responder processo, os policiais têm que recorrer a pagamentos individuais de advogados. Nós estamos estudando com a Secretaria de Segurança, com a PM e com a Procuradoria do Estado qual o formato de institucionalizar essa defesa, até porque são atos praticados em serviço, em nome da sociedade, em nome da lei e da Constituição”, avaliou o governador.
Foto: Fernando Vivas/GOVBA