terça, 22 de outubro de 2024
Euro 6.1805 Dólar 5.7345

SISTEMA DE FILTRAGEM DE REJEITOS PODE SER IMPLANTADO EM GUANAMBI

Redação - 16/04/2021 14:46 - Atualizado 19/04/2021

A Bahia Mineração (BAMIN) está estudando a incorporação de um sistema de filtragem de rejeitos com a finalidade de reduzir a umidade do rejeito produzido pela extração de minério de ferro da mina do projeto Pedra de Ferro, na região de Guanambi. A instalação de uma barragem de rejeitos a jusante, com capacidade para armazenar até 180 milhões e metros cúbicos de lama, também está previsto no projeto.

A empresa informou que a implantação do sistema pretende aumentar a recuperação de água, convertendo a barragem de rejeitos em uma unidade de pilha seca. A conclusão da engenharia básica está prevista para julho deste ano, quando será apresentada ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e à Agência Nacional de Mineração (ANM) para uma análise técnica.

O coeficiente de estabilidade e segurança do projeto, de acordo com a Bahia Mineração, tem índice de 2,24, acima dos índices exigidos pela legislação brasileira e práticas internacionais, que é de 1.5. O projeto de construção da barragem de rejeitos encontra resistência por parte dos moradores vizinhos ao projeto, em comunidades rurais de Caetité e Pindaí, e da própria população de Guanambi.

Além do risco de acidentes, há receio pela diminuição da oferta de água, já que o projeto será instalado sobre o leito do riacho Pedra de Ferro, afluente do rio Carnaíba.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.