domingo, 05 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

UNIVERSIDADES PARTICULARES OFERECEM DESCONTOS COM ENEM

Redação - 15/04/2021 07:26 - Atualizado 15/04/2021

Universidades particulares de Salvador começaram uma campanha para atrair alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano e que não foram selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As instituições oferecem descontos a partir de 30% na mensalidade e até bolsa integral, a depender da nota no exame. O CORREIO procurou 17 instituições da capital e a maioria oferece descontos entre 60% e 100% – veja detalhes no final da matéria.

“A depender do perfil do aluno e do curso, os descontos estão em média de 30% até a bolsa integral, para seduzir os alunos. Somente os cursos de medicina que não são contemplados, porque é um curso muito caro e com uma demanda muito alta e não tem como manter nesses critérios”, presidente da Associação de Entidades Mantenedoras de Ensino Superior Particular do Estado da Bahia (Abames/Semesb), Carlos Joel. Na Unirb, faculdade onde ele é reitor, os descontos variam de 30 a 60%.

Na UniNassau, as reduções são de 60% para os estudantes que tiraram nota entre 250 e 899 na prova. Para os que pontuaram acima de 900, a bolsa é integral – e não há limitações de quantidade. A reitora da faculdade, Celícia Queiroz, explicou que todos os alunos que atingissem nota superior a esta têm direito à promoção. O único curso que a modalidade não se aplica é o de Medicina, que não tem Salvador, Lauro de Freitas ou Feira de Santana, mas existe nas outras unidades da instituição pela Bahia.

“Lançamos essa campanha desde que saiu a nota do Enem, o aluno tem a possibilidade de usar a nota dele para ver a projeção dos descontos. Isso vale como incentivo para que possa entender que passou pela pandemia e está conquistando a vaga pela nota, ingressando com um desconto diferenciado”, explica a reitora.

Cecília ainda diz que a universidade se mobilizou, neste momento pandêmico, para ampliar os descontos. “Os alunos sabem que o Enem é a porta de entrada para uma universidade, para uma nova vida. Percebemos que temos uma parcela de contribuição para que a pessoa não atrase sua vida, sem contar que muita gente ficou desempregada e precisa desse abatimento, por isso que os programas estudantis foram ampliados, por conta do momento”, pontua Queiroz.

Na UniFTC, Unime, Pitágoras, Unopar, as bolsas também variam de 60% a 100% pela nota do Enem. Entre 300 e 650 pontos, na FTC, o aluno garante 60% de desconto até o final do curso. Já entre 651 a 800 pontos, a redução é de 65%. Dos 801 a 900 pontos, são 70% de promoção e os que atingirem entre 901 pontos e 100o pontos, terão bolsa integral em qualquer curso e em qualquer unidade, exceto Medicina. O prazo para inscrição é até 30 de abril. A universidade ainda oferece um vestibular online. Se aprovado, o estudante pagará R$ 49,90 na primeira mensalidade e pode concorrer a bolsas de 60%. Para mais informações, acesse o site https://vestibular.uniftc.edu.br.

Na Unijorge, o desconto de 60% é garantido a partir de 300 pontos. Já para a bolsa de 100%, os que tirarem nota mínima de 450, podem concorrer, mas o desconto não é automático. Os que se matricularem para primeiro semestre de 2021, pagam três mensalidades neste semestre, têm desconto de 90% na primeira mensalidade e de até 60% nas duas mensalidades seguintes.

“Estamos sempre pensando nas necessidades dos nossos alunos e como atendê-los da melhor forma, então oferecemos possibilidades de descontos e facilidades. Nesse momento atípico, entendemos as dificuldades que atingem as pessoas, então é fundamental o apoio da instituição para que os jovens possam dar continuidade a seus projetos e que possam transformar suas vidas através da educação”, diz o diretor de marketing Unijorge, Davino Pontual. A matrícula deve ser feita até 25 de abril e as aulas iniciam 10 de maio.

Na Universidade Católica de Salvador (Ucsal), as inscrições para o uso da nota do Enem são até a próxima sexta-feira (16). O candidato será contemplado com a isenção das duas primeiras mensalidades, 80% de desconto na terceira e bolsas de até 50% até o final do curso. Para isso, é preciso que ele tenha tirado 300 pontos na média geral, não ter zerado nenhuma das provas nem a redação. A partir daí, a nota determina ainda se o aluno terá descontos que podem variar de 30 a 50%.

Na Unifacs, o candidato pode usar a nota do Enem até de 2010, se quiser. Por conta da demora do resultado da prova, a universidade prorrogou as inscrições até final de abril, inclusive para o programa de bolsas. Quem tirar entre 300 e 399 pontos, garante 50% de desconto. Já de 400 a 499, 55%; de 500 a 599, 60%; de 600 a 699, 70%; de 700 a 799 pontos, 75%; de 800 até 899 pontos, 80% de desconto e a partir de 900 pontos, bolsa integral.

No Centro universitário AGES, os candidatos concorrem a bolsas de até 100% durante todo o curso (exceto Medicina) e podem inclusive começar a estudar agora em uma das turmas em andamento ou nas novas turmas a partir do dia 19 de abril. As bolsas são limitadas e os candidatos interessados em concorrer devem conferir as regras no site da instituição: ages.edu.br/enem.

Para que os alunos não saiam prejudicados, algumas faculdades vão criar turmas especiais ou antecipar a matrículas de 2021.2. “Esse ano, os alunos que fizerem Enem ficaram prejudicados em relação ao acesso ao sistema de vagas. Estamos no meio do semestre, temos que trabalhar com turmas especiais ou antecipar, para possibilitar um calendário que cumpra 100 dias letivos e esses alunos não fiquem prejudicados”, detalha Joel. É o caso da Unijorge e do Centro universitário AGES.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.