O Ministério da Saúde divulgou dados que apontam que a Bahia tem 148.877 pessoas que deveriam receber a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 e ainda não compareceram aos pontos de imunização. Contudo, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirma que não há atraso significativo na aplicação da segunda dose no estado.
“Os dados publicados pelo Ministério da Saúde foram extraídos do sistema ministerial SIPNI que está com inconsistências de preenchimento e com atrasos na alimentação pelos municípios”, justificou o titular da Sesab nesta quarta-feira (14).
Conforme o secretário, os dados do sistema de acompanhamento da Secretaria da Saúde baiana mostram que na verdade são 10.065 doses em atraso na Bahia. Salvador concentra a maior parte, com cerca de sete mil pessoas que não retornaram aos postos de vacinação para aplicação da segunda dose.
Ontem (13), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que 1,5 milhão de brasileiros atrasaram o recebimento do imunizante contra o coronavírus (veja aqui).
Veja também: Salvador lança ‘vacina com hora marcada’ para a 2ª dose
Foto: Divulgação