Vários setores da economia apresentam resultados negativos neste primeiro trimestre e a indústria recuou mais uma vez a intenção em lançar produtos. O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial para o mês de março apresentou queda de -9,8% na comparação com o mês anterior no dado livre de efeitos sazonais. No acumulado de 12 meses o índice apresenta queda de -4,1%. O índice mede a intenção da indústria brasileira em lançar novos itens no mercado a partir da solicitação de códigos de barras, que são atribuídos pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
“Em março do ano passado, iniciávamos as restrições de atividades no país, o que impactou diretamente a economia nacional, com reflexos no índice de atividade industrial”, analisa Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “Agora em março de 2021, observamos uma recuperação em relação ao ano anterior, mas vale considerar que as restrições se intensificaram novamente, o que pode impactar na confiança da indústria e consequentemente no índice para os próximos meses.”
Os setores analisados apontam alguma recuperação da intenção de lançar produtos:
Índice nas regiões do país:
Entenda o Índice GS1
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
Foto: divulgação