Começa na segunda-feira (12) a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A ação nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde. Além de evitar complicações decorrentes da gripe causada pelo vírus, a vacinação ganha ainda mais importância no momento.
Com diversos estados com leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) lotados e filas de espera em função da pandemia do novo coronavírus, a iniciativa também é importante para evitar uma sobrecarga nos sistemas de saúde.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a meta é imunizar 90% do público-alvo no estado, formado por cerca de 5,1 milhões de pessoas. De acordo com estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação acontecerá de forma escalonada:
• Primeira etapa (12/04 a 10/05) – crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas;
• Segunda etapa (11/05 a 08/06) – idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas;
• Terceira etapa (09/06 a 09/07) – pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.