quinta, 09 de maio de 2024
Euro 5.5583 Dólar 5.1665

BOLSONARO PEDE A KAJURU IMPEACHMENT DE MINISTROS DO STF

Redação - 12/04/2021 07:00

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pressionou o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) a ingressar com pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), às vésperas da instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado sobre ações do Governo Federal na pandemia da Covid-19. Na conversa por telefone divulgada pelo próprio senador em suas redes sociais, neste domingo, 11, Bolsonaro dá a entender que, se houver pedidos de impeachment contra ministros da Corte, pode ocorrer mudanças nos rumos sobre a instalação da comissão.

O objetivo da comissão, que teve a instalação determinada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF, é investigar as eventuais omissões do governo no combate ao coronavírus. Um requerimento que pede a extensão da apuração para gestores estaduais e municipais já foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

“Se não mudar o objetivo da CPI, ela vai vir para cima de mim. O que tem que fazer para ser uma CPI útil para o Brasil: mudar a amplitude dela, bota presidente da República, governadores e prefeitos”, diz Bolsonaro, que afirmou não ter “nada a esconder”. Em outro trecho, reafirma: “se não mudar (a amplitude), a CPI vai simplesmente ouvir o (ex-ministro Eduardo) Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana”.

Bolsonaro também disse a Kajuru que é preciso pressionar o STF para que determine ao Senado Federal que analise pedidos de impeachment de ministros da Corte. “Uma coisa importante. Vamos lá: você tem que fazer do limão uma limonada. Por enquanto é um limão que está aí. Dá para ser uma limonada. Tem que peticionar o Supremo para botar em pauta o impeachment (dos ministros do STF)”.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.