O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, disse na manhã desta quinta-feira (8), que a capital baiana amanheceu com 21 pacientes com Covid-19 a espera de regulação (11 para leitos de enfermaria e 10 para UTI). No mês passado, o órgão municipal informou que chegou a tentar regular 137 pacientes com quadro mais grave da doença, segundo informações do G1.
“Nós amanhecemos com 11 pacientes de enfermaria, uma criancinha, totalizando 11 clínicos e 10 de UTI. Então a gente vem mantendo uma tendência de inversão, em vez do paciente chegar mais agravado, o paciente chega com um nível de saturação pulmonar muito bom para a gente atura e salvar a vida dele com mais tranquilidade e mais segurança”, disse Léo Prates.
Léo Prates afirmou que a maioria dos 21 pacientes entraram na fila durante a madrugada e que o tempo de resposta para entrada nos leitos atual é de cinco a seis horas. “Ontem terminamos o dia com cinco pacientes apenas. O tempo de resposta voltou aos melhores momentos da pandemia. Eu acredito que nós estamos com tempo de cinco, seis horas para regulação e nós chegamos a 72 horas, no pior momento, para regular pacientes”, contou.
Foto: Bruno Concha/ Secom