Bruno Reis (DEM), prefeito da capital baiana, apoiou hoje (7) a possibilidade de empresas comprarem vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Foi aprovado ontem (6) pela Câmara dos Deputados, o texto-base do projeto que libera a aquisição dos imunizantes pela iniciativa privada e a análise da proposta segue nesta quarta.
“Acho que podem comprar, desde que doem antes para o PNI [Programa Nacional de Imunizações] imunizar 50% da população. A partir daí, podem adquirir para vacinar seus colaboradores. Se a gente for disputar hoje [com a iniciativa privada], é impossível concorrer. Para comprarmos uma vacina, tem um trâmite, formalidades. O setor privado faz uma TED enquanto estiver falando ao telefone, por não estar preso a essas questões. Na prática, isso ia permitir o acesso apenas aos mais ricos”, declarou durante coletiva.
O projeto que tramita na Câmara possibilita às empresas escolher uma das alternativas: doar integralmente as doses adquiridas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para uso pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI); ou aplicá-las exclusivamente nos seus empregados de forma gratuita, doando a mesma quantidade utilizada ao SUS.
Foto: Divulgação