Nove dos 21 vereadores da Câmara de Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, foram diagnosticados com o novo coronavírus. Além deles, foram testados ao todo 40 pessoas – 21 vereadores, oito funcionários e 11 profissionais de imprensa. Segundo o diretor geral da Câmara, Fábio Lucena, 50% dos testes deu positivo. Entre eles, o próprio presidente da casa, Fernando Torres.
Como o teste realizado foi o sorológico, a diretoria do órgão submeteu todos os funcionários e vereadores que tiveram resultado positivo a um novo exame, agora o RT-PCR, considerado padrão-ouro na detecção da covid-19 pelas autoridades de saúde. O vereador Ivamberg, por exemplo, já foi vacinado e seu teste deu positivo esta semana. Já o vereador Pedro Américo contraiu a infecção em junho de 2020 e o teste também acusou o Sars-CoV-2.
Segundo informações do Correio, a medida de testar os frequentadores da Câmara foi implementada pelo presidente Fernando Torres após nove servidores terem testado positivo para a covid-19 no final de fevereiro, o que fez as atividades ficarem suspensas por 15 dias. A casa ficou sem funcionar presencialmente entre 17 de fevereiro e 8 de março. Menos de um mês depois, novos casos apareceram.
Foto: Divulgação