Nesta quinta (1º), alguns pontos de vacinação de Salvador ficaram sem doses. Segundo o secretário de Saúde do município, Leo Prates, a situação decorreu do alto volume de pessoas de outras cidades que vêm à capital em busca de imunização.
“A gente credita isso a que nós estamos com a idade bem mais baixa do que diversos municípios aqui da Região Metropolitana de Salvador e, com isso, muita gente da região veio pra cá. Como assim? Várias cidades estão com a idade acima de Salvador, ou seja, vacinando, por exemplo, idosos de 68 anos. Aqueles idosos com menos idade vêm pra cá. Então isso deu um público bem maior”, afirmou o titular da pasta, em entrevista à TV Itapoan.
Para solucionar o problema, segundo Leo Prates, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitou ao governo do estado a antecipação de doses que estavam reservadas para a segunda aplicação.
“Nós conseguimos a autorização para utilizar 5 mil doses de segundas doses, porque chegou agora à Bahia um lote grande, e Salvador vai receber 33.280 doses. Então, para não deixar essas pessoas sem doses, nós pegamos o estoque de segundas doses e já passamos para os postos”, explicou.