O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), detalhou hoje (1º), em coletiva de imprensa, as estatísticas que refletem uma queda no número de casos e mortes por Covid-19 na cidade após a adoção das medidas de isolamento social. De acordo com ele, tanto a média móvel de novos casos quanto o fator Rt, que mede o potencial de transmissão do vírus, indicam um cenário seguro o suficiente para a reabertura das atividades. Além disso, o número de pacientes aguardando regulação atingiu um patamar mais baixo, após semanas com tendência de alta.
A média móvel de casos chegou a 382, 45% menor do que o registrado na semana passada. O fator Rt, que atingiu a marca de 1.26 na quinta semana do ano, está em 0.69, menor índice desde o início de 2021. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que valores acima de 1 indicam um cenário de descontrole da pandemia. “Em abril do ano passado chegamos a ter 1.64 de fator Rt. Agora chegamos a 0.69, mostrando aí que a pandemia está sob relativo controle em nossa cidade”, disse o prefeito.
Outro indicador apresentado pelo prefeito foi o número de pacientes aguardando regulação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para Covid-19. Em 15 de março, foi atingido um recorde, com 137 pacientes à espera de leitos, sendo 81 aguardando vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e pediátrico. Ontem (31), a capital baiana amanheceu com 13 pacientes à espera de leitos, sendo 8 para UTI adulto. O número é o menor em 30 dias. “Os dias 13 a 18 de março foram os piores dias do enfrentamento da pandemia na nossa história. Foram os momentos críticos”, explicou.
Foto : Reprodução