Nesta quarta-feira (31), a Secretaria Municipal da Saúde contabilizou 3,5 mil pessoas que deveriam receber a segunda dose do imunizante contra Covid-19 e que ainda não compareceram aos pontos de imunização. A recomendação é que a dose de reforço da CoronaVac seja aplicada 28 dias após a administração da primeira.
A recomendação é que a segunda dose seja tomada em até 28 dias. O sistema imunológico leva, em média, duas semanas para criar anticorpos neutralizantes, capazes de barrar a entrada do vírus nas células, de acordo com estudos publicados. A resposta pode variar de acordo com faixa etária e outros aspectos individuais do vacinado. Ou seja, mesmo após a segunda dose não significa proteção imediata aos vacinados. A proteção começa, em média, duas semanas após a aplicação da segunda dose.
“É necessário que as pessoas sigam rigorosamente as orientações prestadas pelo Programa Nacional de Imunização, que estão alinhadas com as recomendações dos fabricantes dos imunizantes, para assegurar a proteção contra o vírus. O esquema vacinal incompleto não assegura a imunidade contra a doença”, afirmou Adielma Nizarala, médica infectologista.