Voltados para o atendimento exclusivo aos pacientes com diagnóstico ou suspeita de Covid-19, o estado da Bahia receberá 19 novos leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar (LSVP). O Ministério da Saúde autorizou a liberação nesta semana. De acordo com a pasta, as autorizações são para o reforço da estrutura de hospitais especializados, unidades mistas, hospitais de pequeno porte, prontos socorros, unidades de pronto atendimento, hospitais de campanha e hospitais gerais.
Segundo o Ministério da Saúde, anteriormente apenas Hospitais de Campanha e Hospitais Gerais poderiam ter esses leitos, voltados a pacientes de covid-19 que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio. O objetivo da ampliação de cobertura desses leitos é ajudar a aliviar a rede de saúde em todo o Brasil.
Os leitos possuem estruturas mais simples comparadas a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e devem receber pacientes que não estão em estado grave da doença, mas precisam de suporte de oxigênio. O valor do repasse mensal será de mais de R$ 27,2 milhões, retroativo à competência do primeiro trimestre de 2021, para 12 estados e Distrito Federal.
Foto: Divulgação/Sesab-BA