O prefeito de Salvador, Bruno Reis, voltou a comentar hoje sobre as expectativas em torno da reabertura do comércio na capital baiana. A retomada das atividades em Salvador vai depender da redução da taxa de ocupação dos leitos de UTI em Salvador. O mínimo estabelecido pela prefeitura é que o índice esteja em 80%. As atividades vão ser retomadas de forma escalonada, com horários e dias alternados de funcionamento.
Na manhã desta quarta-feira (24), a taxa é de 83%, No entanto, a estimativa é de que ela aumente até o final do dia, visto que existem pacientes na fila de regulação, já que 23 pessoas aguardavam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) por uma vaga. Ontem, o número fechou em 86%.
O prefeito ressaltou que avaliará entre esta quarta-feira e sexta-feira (26) em reunião com prefeitos e o governador sobre uma possível prorrogação das medidas restritivas, como a antecipação de feriados ou a suspensão de parte dos serviços considerados essenciais.
Outro dado positivo é que o Fator RT, a taxa de contaminação do novo coronavírus, está abaixo de 1%. “Isso é bom porque acima de 1 significa descontrole. Nossa estimativa é que a taxa de ocupação dos leitos fique abaixo de 80% a partir do dia 5 de abril, mas isso pode acontecer antes, por isso, é importante a população não descuidar”, afirmou o prefeito.
Foto: Saulo Kainuma/ Divulgação