domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

DEPUTADOS HOMENAGEIAM HAROLDO LIMA

Redação - 24/03/2021 14:50 - Atualizado 24/03/2021

Deputados estaduais baianos homenagearam na sessão desta quarta-feira (24) o ex-deputado federal Haroldo Lima. Liderança histórica do PCdoB e ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o político morreu nesta quarta-feira (24), aos 81 anos,vítima de complicações da Covid-19.

 

“A Bahia perdeu um grande homem que nos orgulha pela sua luta em defesa da liberdade e da democracia”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Adolfo Menezes (PSD). Fora da Assembleia, Haroldo Lima foi lembrado pelo governador Rui Costa, pelo senador Jaques Wagner, pelo presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, pelo deputado federal Daniel Almeida, entre outros.

 

Líder da minoria, o deputado Sandro Régis (DEM) manifestou pesar pela perda do político. “Independentemente de coloração partidária, esse é um dia muito triste para a Bahia com a perda do ex-deputado Haroldo Lima para a Covid-19. Deixo meus votos de solidariedade com a família e com a bancada do PC do B”, afirmou. À liderança se juntou o parlamentar tucano Tiago Correia, que também lamentou a morte do parlamentar baiano.

 

Líder da maioria, o deputado Rosemberg Pinto (PT) se solidarizou com os parlamentares comunistas e familiares. “Haroldo era um companheiro valoroso na luta pela democracia, um ser humano invejável e que tinha o mesmo olhar para a pessoa mais importante do partido e para aquela pessoa que estava iniciando a caminhada”, destacou.

 

O deputado Fabrício Falcão (PCdoB) ressaltou que Haroldo Lima foi um alicerce para a legenda. “Foi um homem que desde 94 me ensinou muita coisa. Neste momento, perdemos parte da história da Bahia e do Brasil, um filho de Caetité que lutou pela democracia e pela liberdade. Um dia de luto e tristeza”, descreveu Falcão.

 

Muito emocionada, a correligionária Olívia Santana disse que Lima foi um dos homens mais imprescindíveis da história do partido e entendia a necessidade do debate sobre o racismo e da presença da mulher na política. “Hoje, ele nos deixou ainda na madrugada, antes da luz do dia, ele que sempre foi uma luz nas nossas vidas. ”, disse.

 

Também integrantes da bancada do PCdoB na ALBA, os parlamentares Bobô e Zó classificaram como um privilégio terem convivido com Haroldo Lima. “É uma perda irreparável de um ser humano que sempre defendeu um país mais democrático. Permanecerá vivo na nossa memória e no nosso coração”, disse Bobô. Zó, que possui 36 anos de filiação ao PC do B, lembrou a trajetória que teve ao lado do ex-deputado.

 

Conterrânea de Haroldo Lima, a caetiteense Ivana Bastos (PSD) revelou que o ex- parlamentar era primo carnal da sua mãe. A deputada se solidarizou com a família e recordou uma ajuda que teve dele na elaboração do seu discurso que fez na China, ao representar o Brasil através da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em um evento do Brics.

 

Deputados como Marcelino Galo (PT), Josafá Marinho (Patriota), Angelo Almeida (PSB), Vitor Bonfim (PL),

Fabíola Mansur (PSB), Eduardo Alencar (PSD) e Soldado Prisco (PSC) também renderam homenagens ao ex-deputado federal e prestaram solidariedade aos familiares.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.