sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ESTUDO DA USP APONTA CASOS DE CORONAVÍRUS ATIVO POR 30 DIAS

Redação - 23/03/2021 15:15

Apesar de o coronavírus permanecer ativo em pacientes leves por uma média de 14 dias, em alguns casos o período pode ser estendido para mais de um mês. É o que aponta um estudo feito pelo Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Fapesp,

O estudo, publicado em versão pré-print, ou seja, ainda não revisado pela comunidade científica, descreve o quadro de duas pacientes de aproximadamente 50 anos, moradoras de São Caetano do Sul, em São Paulo.

Uma delas foi atendida em abril de 2020 apresentando sintomas leves: tosse seca, dor de cabeça, fraqueza, dor no corpo e nas articulações. Outro teste foi executado 37 dias após o começo dos sintomas e foi novamente positivo. No segundo caso, a paciente foi diagnosticada no quinto dia de sintomas, também com sinais como febre, dor de cabeça, tosse, fraqueza, coriza, náusea e dor no corpo e articulações. A paciente continuou sintomática por 35 dias.

Além das duas pacientes, amostras de outras 50 pessoas foram analisadas. De acordo com os cientistas, em 18% dos voluntários, o teste de Covid-19 permaneceu positivo por até 50 dias. Na avaliação dos especialistas, o isolamento de 10 dias recomendado pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos não é suficiente para evitar novas contaminações.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.