Por: João Paulo Almeida
O portal Bahia Econômica, teve acesso a carta que a Fetur – Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade do Estado da Bahia e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte Silvio Pessoa, enviou ao governo do estado e a prefeitura de Salvador pedindo que sejam adotadas medidas que possam fazer o turismo voltar a operar no estado.
O presidente explica a situação do setor no momento e diz que o turismo precisa voltar a operar em sistema de escalonamento para evitar aglomerações no sistema de transporte publico dentre outros.
A carta explica que “o setor teve o pior 2020 das últimas três décadas, de acordo com pesquisa feita desde 1992. O mês de janeiro desse ano, a taxa de ocupação hoteleira foi 40% abaixo do registrado em anos anteriores, ficando em 51%. No momento em que estávamos retomando a economia fomos assolados pela segunda onda/ terceira onda da pandemia”.
Segundo a nota mais de 70% de bares e restaurantes ou estão fechados ou não reabrirão (Veja aqui matéria no portal sobre o tema). O presidente explica que nesse momento o turismo tem que voltar de forma escalonada sem o toque de recolher, visto que grande parte de sua operação acontece no período da noite com o funcionamento de bares e restaurantes.
“Precisamos voltar a movimentar a economia em nosso estado que hoje tem 19,8% da população ativa desempregada, e se isso não acontecer estes índices subirão pois a grande maioria das empresas não tem mais condições de honrar os compromissos com seus colaboradores, não fomos socorridos pelas Prefeituras, Estados bem como pela Federação que não reeditou MPs de suspensão de contrato”, diz a nota.
Foto: divulgação