O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse nesta terça-feira (16) que os recursos investidos pelos estados do Nordeste para a compra das 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, fabricadas na Rússia, serão reembolsados pelo governo federal.
Na segunda-feira (15), o governador Rui Costa anunciou a assinatura do contrato de aquisição das vacinas. Deste total, 9,7 milhões de doses ficam com a Bahia (veja aqui).
Segundo o G1, Vilas-Boas explicou que as autoridades ainda estudam como será feita a logística para distribuição entre os estados, mas destacou que os valores gastos retornarão futuramente aos estados, porque as doses serão incluídas no Plano Nacional de Imunização.
“Essas doses antecipadas serão abatidas no final, mas garantiremos um prazo mais curto. Essa é a grande vantagem: injetar quase 40 milhões de doses de vacinas para a Covid no sistema nacional de imunização. A gente vai fazer com que o Nordeste tenha agora uma injeção de vacinas superior ao resto do país”, disse o secretário.
Os imunizantes serão divididos entre os estados do Nordeste baseado no percentual da população de cada estado. “A Bahia terá 27% dessa quantidade, que será aplicada à população acima de 60 anos, profissionais de Educação e Segurança, de modo a antecipar a vacinação aos grupos de risco e fazer com que a cobertura vacinal garanta a queda da taxa de transmissão”, afirmou.