sábado, 05 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

TRANSMISSÃO DA COVID-19 CAIU EM SALVADOR, MAS PRESSÃO NO SISTEMA DE SAÚDE CONTINUA, DIZ BRUNO REIS

Redação - 16/03/2021 11:05

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, comentou nesta terça-feira (16) os números da pandemia do coronavírus na cidade e disse que as medidas restritivas já começaram a dar resultados.

“Quando iniciamos em 27 de fevereiro essas medidas de isolamento social, onde suspendemos o funcionamento de serviços não essenciais, tínhamos Fator RT (taxa de transmissão) de 1,27, e caiu para 1,15. Houve uma redução no Fator RH, houve uma redução expressiva no número de casos ativos. Em 26de dezembro, tínhamos 2.912 casos ativos em Salvador, e nós temos hoje 1.565″, destacou Bruno Reis.

Contudo, segundo o gestor, a pressão no sistema de Saúde continua alto. “Vejam que as medidas de isolamento estão dando certo. Estão evitando que mais pessoas contraiam o vírus em nossa cidade. Os números já estão demonstrando isso. O que infelizmente não está ocorrendo ainda, mas vai chegar esse momento, é a pressão sobre o sistema de Saúde”.

Nas últimas 24 horas, os números referentes à regulação de pacientes com Covid-19 em Salvador caíram. No entanto, essa redução se refere apenas aos casos de enfermaria. Nas unidades de terapia intensiva (UTIs), foi identificado um crescimento.

“Ontem foram 77 pacientes adultos e três crianças [à espera de um leito de UTI]”, disse o prefeito Bruno Reis. Hoje são 87 adultos aguardando um leito de UTI, 10 a mais. “Esse é o nosso pior indicativo e é o principal parâmetro que serve de base para tomarmos decisões”, frisou.

No caso dos leitos clínicos, Bruno ressalta que “houve redução expressiva”, com 23 pacientes na regulação para essas vagas. No geral, ontem, a Prefeitura de Salvador regulou 103 pacientes e iniciou o dia com outros 137 à espera. Hoje, 107 pessoas foram reguladas e outras 112 amanheceram à espera de um leito Covid.

 

Foto : Max Haack/Secom/PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.