O humorista Danilo Gentilli passou a ter a conta do Twitter como objeto de ordem judicial que determinou o fornecimento de seus dados. A ação foi causada pela Coordenação de Polícia Judiciária da Câmara dos Deputados. Nas redes sociais, o contratado do SBT disse que a ação é uma tentativa de censura e citou outros acontecimentos.
O humorista se diz “perseguido” por alguns episódios nos últimos anos. O mais recente – que é consequência desta nova ação- aconteceu este mês, quando a Câmara dos Deputados, a partir da procuradoria parlamentar, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a sua prisão. Isso porque em fevereiro, através de postagens nas redes sociais, o humorista sugeriu que a população “entrasse” no Congresso “e socasse todo deputado” por causa da PEC de imunidade parlamentar.
“Eu só acreditaria que esse País tem jeito se a população entrasse agora na câmara e socasse todo deputado que está nesse momento discutindo PEC de imunidade parlamentar”, escreveu na ocasião. A PEC tenta proteger parlamentares perante o Judiciário. A mensagem depois foi apagada.
Depois, a própria Câmara concordou com a Procuradoria-Geral da República e desistiu de pedir ao Superior Tribunal de Justiça (STF) a prisão do humorista. Porém, expressou o desejo de que ele seja banido do Twitter e que mantenha distância de ao menos um quilômetro da Câmara dos Deputados.
Outra situação que envolve Gentilli ocorreu em abril de 2019 quando ele foi condenado a seis anos de prisão em regime semiaberto por injúria à deputada federal Maria do Rosário (PT). Na época, ele recebeu uma notificação extrajudicial com uma cópia de tuítes onde o humorista a satirizava.
Em seu Facebook, o comediante debochou do processo da política e fez um vídeo rasgando os documentos que recebeu pelo correio. “O que será que eu fiz que ela não gostou, eu não faço ideia. Ai, meu Deus, não vai dar pra eu ler porque eu rasguei”, ironizou.
Depois, o comunicador colocou os papéis rasgados na cueca. “Vossa Excelência, com todo o respeito, hein?”, disparou. Depois, ele colocou os pedaços em um envelope e escreveu: “Com cheirinho especial”.
foto: youtube