A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-BA) divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2020, documento que apesenta a lista de fornecedores mais reclamados no órgão, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), durante todo o ano passado.
A empresa com maior número de reclamações protocoladas no Procon-BA foi a Embasa (261), seguida da Oi (136), Telemar-Oi (85), Casas Bahia/Ponto Frio (64), Coelba (49), Tim (49), Ricardo Eletro (29), Magazine Luiza (28), Vivo (27), Motorola (25), Zurich Seguros (25), Banco Bradesco (24) e Claro (23).
A plataforma Consumidor.gov.br. superou em 83,65% o número de registros em relação a 2019. Em toda a Bahia, foram registradas 76.390 reclamações na plataforma, destas 76,28% foram resolvidas e 23,72% não resolvidas. Entre as áreas mais reclamadas no Procon-BA, 35% referem-se a serviços essenciais; 30% produtos; 16% assuntos financeiros; 14% serviços privados; entre outros.
Segundo Filipe Viera, superintendente do órgão, o lançamento do Cadastro marca o Dia do Consumidor e oferece a oportunidade de escolha. “A partir da lista, ele pode avaliar as lojas, os fornecedores e as empresas que tem os melhores índices de atendimento e resolução de reclamação dos consumidores”, afirmou o superintendente do Procon-BA, Filipe Vieira.
Foto: Divulgação/ Procon