O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) questionou o aumento da cobrança de ICMS sobre o diesel em alguns estados do país. Nesta segunda-feira (15), ao cumprimentar apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, o chefe do Executivo nacional disse que os governadores querem que os brasileiros “continuem pagando alto”, em referência ao combustível e o gás de cozinha.
“Dezenove governadores aumentaram o ICMS. Eu baixei o imposto para ficar mais barato o diesel e o gás de cozinha e 19 governadores querem que vocês continuem pagando alto”, declarou o presidente. De acordo com o ato do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), não aumentaram os impostos na segunda quinzena de março, os estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco.
Apesar de não constar no ato do Confaz, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), negou nas redes sociais, neste domingo (14), o aumento de ICMS no estado. “Não vou autorizar aumento de ICMS aqui no Paraná, ainda mais de combustível. Há anos não temos aumento de ICMS no nosso estado, e não vamos admitir que órgãos de controle econômico façam isso, justo nesse momento tão difícil”, afirmou.
Foto: Reprodução/YouTube