Friday, 18 de April de 2025
Euro Dólar

EMPRESAS FORNECEDORAS DA FORD EM CAMAÇARI ESTÃO EM PROCESSO DE DESMANCHE E VENDA DE EQUIPAMENTOS

Redação - 12/03/2021 09:59 - Atualizado 12/03/2021

As empresas de autopeças instaladas em Camaçari que produziam peças para a Ford sofreram um forte abalo com o anúncio inesperado da empresa de que iria encerrar as atividades. O governo do Estado e a Prefeitura de Camaçari foram avisados do fechamento um dia antes e muitos analistas consideraram que a Ford não agiu corretamente com o Estado que havia lhe concedido financiamento, subsídios e até o terreno para instalar a fábrica. (Veja aqui)

Agora para completar o processo várias empresas que forneciam pecas e equipamento para a Ford já trabalham no desmanche de suas fábricas. Essas empresas não acreditam na chegada de outro fabricante para substituir a montadora americana a curto prazo, e não tem como arcar com  custos de pessoal e de aluguel de galpões. Além disso, estão  com o encalhe de produtos e insumos, foram surpreendidos com altos estoques de insumos e negociam com a Ford uma solução para

 Segundo reportagem do Valor Econômico, as empresas estão vendendo maquinário, a exemplo de  robôs, compressores de ar e resfriadores de água de última geração. A maior parte da cadeia de fornecedores chegou à região junto com a Ford, em 2001, e está indo embora com a Ford.

Os maiores fornecedores da Ford, chamados “tier 1”, que abastecem diretamente a montadora, somam 30 empresas com 32 fábricas ou centros logísticos em Camaçari. Desse total, 18 ficam dentro do condomínio da Ford, denominadas “sistemistas”. Outras 12 têm fábricas em outros pontos da cidade. Quase todas são subsidiárias de grupos globais, como as alemãs Bosch (velas de ignição) e Benteler (trem de força e a suspensão), a italiana Pirelli (pneus), a portuguesa Sodecia (peças de carroceria) e a francesa Faurecia (escapamentos e peças plásticas). Essas fabricantes empregavam mais de 3 mil trabalhadores diretos em Camaçari.

A operação desmanche envolve várias multinacionais. A canadense Magna, por exemplo, fechou as duas fábricas em Camaçari, onde eram feitos bancos e estruturas metálicas para chassis de carros da Ford. Outras empresas estão em processo de desmanche, mas não adiantam seus planos.  A Tenneco Brasil, a Pirelli e a Benteler não quiseram se pronunciar. Com informações do Valor Econômico.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.