sexta, 05 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.5334

BRASIL NÃO TEM MAIS ESPAÇO PARA INVESTIMENTO, DIZ FRISCHTAK

Redação - 12/03/2021 09:15 - Atualizado 12/03/2021

O economista Cláudio Frischtak é considerado um dos maiores nomes do Brasil quando o assunto é infraestrutura. Fundador da consultoria internacional de negócios Inter.B e um dos responsáveis pela área de indústria e energia do Banco Mundial durante sete anos, ele não enxerga espaço para o Estado ser o provedor de crescimento no Brasil, algo que está ocorrendo nos Estados Unidos e na Europa.

Segundo ele, o atual governo também não conseguiu criar uma relação de confiança com investidores e os atuais desmandos do presidente Jair Bolsonaro atrasam ainda mais uma retomada. Além disso, o economista não vê espaço fiscal para o Estado conseguir assumir um papel que a iniciativa privada, por receio da pandemia e com o futuro da economia, ainda não quer. O Estado como motor de crescimento, aliás, foi algo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu em um discurso nesta semana.

Para 2021, Frischtak enxerga um crescimento de 3% na economia, fruto da herança estatística, que é uma espécie de impulso deixado de herança do último trimestre de um ano para o seguinte. Como a atividade no quarto trimestre foi mais forte do que nos anteriores, mesmo que o resultado trimestral do PIB seja uma estagnação, ainda teremos um PIB positivo. Porém, para crescer acima disso nos próximos anos, será necessário reformas e privatizações.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.