Antes diziam que a covid-19 era doença de idoso ou de quem tinha comorbidade. Agora, os números mostram que o vírus faz vítimas cada vez mais jovens. De acordo com o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), até o momento, 27.934 crianças testaram positivo para a covid-19 na Bahia, 48 delas morreram por conta da doença. Engana-se, ainda, quem pensa que nos pequenos os sintomas são sempre mais leves. Ainda segundo a Sesab, nove pacientes mirins com o vírus estavam na fila da regulação aguardando leito de UTI pediátrica, quatro delas em Salvador.
Dos infectados, os mais afetados são os pequenos de cinco a nove anos. São 12.632 crianças dessa faixa etária que pegaram a covid-19. Logo depois vem aquelas entre um e quatro anos, com 10.098 casos no total. Por fim, 5.204 bebês de menos de um ano foram diagnosticados com a doença. Com apenas dois anos, a pequena Maria Helena Cantuária entrou na estatística. Ela mora no sul da Bahia, na cidade de Canavieiras, com a família, que também foi infectada pelo novo coronavírus. O tio Gabriel Cantuária, 24, ficou muito preocupado com a saúde da menina, pois Maria Helena teve tosse, febre e secreção durante duas semanas. Hoje, ela não está mais com o vírus, mas continua com algumas sequelas, como a inflamação na garganta.
“Ela não costuma sair para brincar. Normalmente fica em casa mesmo. O único contato externo que ela tem é com a minha tia e as filhas dela que moram no mesmo bairro. Eu tive muito medo, mesmo ela sendo criança”, lembra Gabriel, que também teve que lidar com os outros parentes doentes. “Minha mãe já tomou a primeira dose da vacina, mas mesmo assim ficou com sintomas. Todos em casa sentiram alguma coisa”, lamentou.
Foto: divulgação