A Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE) classificou a Bahia como a líder em pontos de distribuição de Gás Canalizado do país. Com 60% de aproveitamento, a Bahia obteve a maior nota entre as Agências Reguladoras de 11 estados na matéria de regulação do mercado livre de gás.
Seguida por Sergipe, que obteve 55 pontos, e o estado do Rio de Janeiro, com 54, a Bahia se destaca frente ao avanço da regulação no país sobre o mercado livre de gás canalizado. Os aspectos regulatórios avaliados foram: volume (10), contrato (35), comercialização (15), penalidades (15) e tarifa (25) que totalizam os 100 pontos avaliados pela associação.
“A primeira posição da Bahia no ranking valoriza ainda mais o trabalho realizado pelo Governo do Estado para o desenvolvimento do setor de óleo e gás. Atualmente, já realizamos investimentos importantes como a construção do Gasoduto do Sudoeste, que será o maior duto de distribuição da região Nordeste. Um mercado que pode se tornar um vetor de crescimento para o território baiano nos próximos anos e contribuir na geração de emprego e renda local” destaca Marcus Cavalcanti, secretário estadual de Infraestrutura.
Distribuição na Bahia
Com duas consultas públicas em andamento, e recebimento de manifestações até esta quinta-feira (11), a Agerba dá espaço para que empresas, entidades e sociedade civil opinem e contribuam para a construção do novo modelo de contrato da movimentação do SMGC e também para a elaboração do termo de compromisso do comercializador na Bahia. Até o final do mês de março o Núcleo de Gás da agência estadual de regulação realizará um fórum entre a indústria consumidora de gás e a concessionária para debater os pontos apresentados na consulta pública e aperfeiçoar as regras que envolvem o mercado livre de gás.
Foto: Reprodução/portosenavios.com.br