O dólar avançava ante o real na manhã desta terça-feira (9). Às 15h40, a moeda americana subia 0,24% ante o real, para R$ 5,7924. Na máxima, chegou a R$ 5,8744.
Já o Ibovespa avançava 0,79%, aos 111.490 pontos, depois de mudar de sinal algumas vezes ao longo do pregão, em linha com os mercados americanos.
As ações que mais subiam eram as de frigoríficos. Os papéis da Minerva, que apresentou resultados fortes no 4T, subiam 4,9% e lideravam o Ibovespa, ao lado da BRF também com alta de quase 5%. Já na lanterninha, apareciam as ações da CSN que tombavam 4,5%, com a queda do preço do minério.
Internamente, pesavam as incertezas políticas, com a volta do ex-presidente Lula à corrida presidencial, e fiscais, com a Câmara dos Deputados discutindo o texto da PEC Emergencial.
O texto da PEC enviado pelo Senado será mantido pela Câmara, o que acalmou os mercados. Investidores temiam atraso na votação.
No âmbito global, o mercado assiste a uma queda dos títulos do Tesouro americano, o que em tese dá um respiro para os índices americanos e as moedas emergentes.
Foto: ilustrativa