O filme do diretor romeno Radu Jude “Bad luck banging or loony porn”, que denuncia a hipocrisia da sociedade contemporânea com uma história baseada no vazamento de uma ‘sextape’, recebeu nesta sexta-feira (5) o Urso de Ouro da Berlinale.
A 71ª edição da Berlinale aconteceu com um programa reduzido de cinco dias, à espera de uma segunda parte em junho, com exibições ao ar livre abertas ao público e a festa de premiação. O evento foi celebrado em formato virtual devido à pandemia de coronavírus.
“Bad luck banging or loony porn” começa com uma sequência de vários minutos de pornô “amador”. O vazamento da “sextape” protagonizada por uma professora resulta em uma história vibrante que busca comparar a obscenidade de um vídeo pornô com a da sociedade atual.
O filme não poupa ninguém e ri da Igreja, do exército, dos novos ricos e dos ex-comunistas na Romênia.
“É um filme muito bem elaborado e em alguns momentos selvagem, inteligente e infantil (…) vibrante e ataca o espectador: não deixa ninguém indiferente”, explicou o júri.
O cineasta Radu Jude já havia sido premiado com o Urso de Prata de melhor direção em 2015 por “Aferim!”.
“Os espectadores são convidados a comparar a obscenidade deste vídeo pornô com a obscenidade pública da sociedade, a hipocrisia”, declarou à AFP Jude, um dos cineastas mais celebrados do leste da Europa.
Foto: Odd-Andersen-AFP