domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SPUTNIK-V: PRIORIDADE DA COMPRA NO BR É DO GOVERNO FEDERAL

Redação - 02/03/2021 15:59

Governadores de 18 estados e do Distrito Federal (DF), representantes do Ministério da Saúde (MS) e diretores da União Química decidiram, nesta terça-feira, 2, que a prioridade de compra da vacina russa Sputnik-V contra a Covid-19 vai ser do governo federal.

Os políticos participaram de reunião na fábrica do laboratório em Santa Maria (DF). De acordo com governadores, a empresa oferecerá, em um primeiro momento, 10 milhões de doses para a Saúde. No entanto, ainda não há previsão de entrega do imunizante, já que a União Química ainda precisa enviar documentos para análise de uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O líder do Fórum dos Governadores e chefe do estado do Piauí, Wellignton Dias (PT), ressaltou que as doses serão vendidas ao ministério para integrarem o Programa Nacional de Imunização (PNI), e que a pasta garantiu a aquisição da vacina.

Apesar de definir que a prioridade de compra vai ser do governo federal, alguns chefes dos estados se dispuseram a adquirir o imunizante caso a Saúde não consiga entregar doses suficientes à população. É o caso do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO).

“Se for preciso nós compraremos. O Ministério da Saúde está dizendo que não será preciso, que vão comprar todas as vacinas. Mas os governadores já se colocaram todos à disposição, se for preciso nós compraremos e colocaremos no Programa Nacional de Imunização (PNI) para poder adiantar o cronograma”, disse Renato Casagrande.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.