sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PROJETO RESGATA CANÇÕES DE MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO LITORAL NORTE

Redação - 02/03/2021 08:40
Cinco composições de grande significado para a tradição musical do Litoral Norte da Bahia, presentes no repertório de manifestações culturais da região,  ganharão arranjos exclusivos para filarmônica e serão gravadas pelos músicos da Filarmônica Ambiental, de forma remota. O objetivo é preservar e divulgar o acervo cultural da região onde a Filarmônica tem sede.

O trabalho é resultado do projeto Sons Ambientais do Litoral Norte, e resultará na disponibilização gratuita das gravações nas plataformas digitais, além de dar atividade e renda aos músicos, privados de suas atividades durante o isolamento social.

Das composições que serão contempladas pelo projeto Sons Ambientais do Litoral Norte fazem parte do repertório o Dobrado Esperança, representando a tradição da música lida em partitura desde a criação da Filarmônica Ambiental pelo maestro Fred Dantas em 1997 e mais quatro faixas originadas de três manifestações culturais : o Reisado do Guará (incluindo uma gravação do Reisado e outra do Samba do Guará), o Samba de Roda e o Zé de Vale. O Reisado do Guará é um ritual de visitação de casa em casa por um coral de participantes e dançarinos, acompanhados por músicos de viola e percussão, onde em dado momento – após os versos de natureza sagrada que falam do nascimento de Jesus – surge a figura de um lobo guará estilizado, em fantasia vestida por um participante.

O Samba de Roda do litoral norte tem elementos diferenciadores do samba de roda de Cachoeira e do Samba-Chula de Santo Amaro, possuindo certas canções ligadas ao ambiente praiano e rural que merecem nosso registro. O projeto Sons Ambientais é concluído com o resgate do  Zé de Vale, um drama cantado e declamado sobre conflitos sociais durante eventos natalinos, há muitos anos encenado em praça pública e hoje extinto na sua forma original.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal

Os videoclipes resultantes das gravações serão disponibilizados gratuitamente a partir de março de 2021, no canal do Youtube da Filarmônica Ambiental, para homenagear os 24 anos de fundação da filarmônica.  Haverá também uma versão fonográfica no formato EP (Extending Player) contendo as músicas. Cada videoclipe terá uma abertura feita por um apresentador que contará um pouco da história de cada música, curiosidades, situações onde ela é usada pela população.

Links das redes:

Youtube

Facebook: @sons.ambientais

Instagram: @sons.ambientais

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.